domingo, novembro 29, 2009

Ok!..verdades,verdadinhas,verdadeiras...o que é uma caloria?!


­Nos últimos anos, as calorias têm feito sucesso - as pessoas estão toda hora contando e cortando calorias. É difícil encontrar alguma coisa no supermercado que não liste a quantidade de calorias por porção em algum lugar da embalagem.
A preocupação com a calorias é tanta, que as embalagens de alimentos industrializados são obrigadas por lei a trazer um rótulo com os valores nutricionais por porção. Nesses valores está incluída a quantidade de calorias contidas no alimento.
Mas, já pensou alguma vez no que é uma caloria?
Vamos descobrir o que são calorias e como precisamos delas, e examinaremos a relação entre calorias e peso.

A caloria é uma unidade de energia.

Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas aplicam-se a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, 4 litros de gasolina contém cerca de 31.000.000 calorias.
Mais especificamente, uma caloria é a quantidade de energia ou calor necessários para levantar a temperatura de 1 grama de água em 1ºC. Uma caloria corresponde a 4,184 joules, uma unidade comum de energia usada em física.
A maioria das pessoas pensa em calorias com relação a alimentação, como quando falam "esta lata de refrigerante contém 200 calorias". Acontece que as calorias expressas nas embalagens são, na verdade, quilocalorias (1.000 calorias = 1 quilocaloria).

Uma caloria de alimento contém 4.184 joules.

Uma lata de refrigerante com 200 calorias de alimento, contém 200.000 calorias normais, ou 200 quilocalorias.
O mesmo se aplica aos exercícios • quando uma tabela de conversão mostra queimamos cerca de 100 calorias para cada 1,6 metros que se corre, na verdade significa 100 quilocalorias. Sendo, assim,quando disser "caloria" estarei a falar em "quilocaloria".
O que as calorias fazem
Os seres humanos precisam de energia para sobreviver • para respirar, mexerem-se, bombear sangue - e retiram essa energia do alimento.
O número de calorias em um alimento é uma medida de quanta energia potencial ele possui. Um grama de carboidratos contém 4 calorias, um grama de proteínas contém 4 calorias e um grama de gordura contém 9 calorias. Os alimentos são uma compilação desses três componentes. Assim, sabemos quanto de carboidrato, de gordura e de proteína existe em um dado alimento, e saberemos quantas calorias ou quanta energia o alimento contém.
Se, por exemplo, olharmos para a tabela nutricional no verso de um pacote de aveia, sabor açúcar mascavo, descobriremos que contém 160 calorias. Isso significa que se colocássemos essa aveia num prato, levássemos ao fogo e a queimássemos completamente (o que na verdade é um pouco complicado), a reacção produziria 160 quilocalorias (lembre: as calorias do alimento são quilocalorias) - energia suficiente para levantar a temperatura de 160 quilogramas de água em 1º C. Se olhássemos a tabela nutricional com mais cuidado, veríamos que nossa aveia contém 2 gramas de gordura, 4 gramas de proteína e 32 gramas de carboidratos, produzindo um total de 162 calorias (aparentemente, os fabricantes de alimentos gostam de arredondá-las). Dessas 162 calorias, 18 são de gordura (9cal x 2gr), 16 de proteína (4cal x 4gr) e 128 de carboidratos (4cal x 32g).
Nosso corpo "queima" as calorias da aveia através de processos metabólicos, nos quais as enzimas quebram os carboidratos em glicose e outros açúcares, as gorduras em glicerol e ácidos graxos e as proteínas em aminoácidos . Essas moléculas são então transportadas pela corrente sanguínea para as células, onde são tanto absorvidas para uso imediato e enviadas para o estágio final do metabolismo, quando reagem com oxigênio para liberar sua energia armazenada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.