Pensando em um problema recorrente do nosso dia-a-dia. Raríssimas são as vezes em que compramos umas calças e podemos sair da loja usando-a. 99,9% das vezes é preciso fazer a barra, com preguiça a calça fica parada duas, três semanas, ou até mais, até que se resolva mexer nela. Para além de por vezes sempre ter medo de fazer asneira e estragar a roupa.
Se isso é comum para você também e você quer arriscar a fazer sua primeira bainha de calça sem máquina de costura, siga o meu passo a passo.
Você vai precisar de:
- linha (na cor da calça ou em cor contrastante)
- agulha
- tesoura
- alfinetes
- uma calça com a barra no tamanho certo para você
Passo a passo:
1. Vire a calça do avesso e alinhe-a pelo cavalo.
2. Faça o mesmo com a outra calça, aquela que você vai usar como referência.
3. Segure as duas ao mesmo tempo pelo cavalo e alinhe-as para comparar até onde vai a perna de cada uma.
4. É bom colocá-las sobre uma mesa e depois passar a mão alisando para garantir que não tem tecido embolando embaixo.
5. Dobre a barra de uma perna para que a nova ponta do tecido fique do mesmo comprimento do que a perna da calça de baixo.
6. Prenda com alfinetes.
7. Faça o mesmo com a outra perna.
8. Sugestão: desvire a calça e experimente-a com cuidado (por causa dos alfinetes e para não desmanchar o que você acabou de fazer). A idéia é checar se está tudo certinho antes de começar a parte da costura. Olhe-se no espelho e prove com os sapatos que pretende usar para ver se não está curta ou comprida demais. Ainda dá tempo de mexer se tem alguma coisa esquisita.
9. Pegue a linha escolhida e a agulha e comece a costurar. Você pode fazer pontos delicados, que não apareçam, ou radicalizar - como eu fiz. Como a minha calça era de veludo cotelê e tinha um pequeno detalhe em vermelho, resolvi usar costurar com pontos aparentes. A vantagem do veludo é que eu podia contar o número de "listras" para que a costura ficasse bem regular. Eu passei a linha 2 listras pra cima e 2 pra baixo.
10. Mais uma vez experimente a calça e veja se gostou do resultado.
11. Se estiver tudo bem, é hora de cortar o tecido excedente. Use uma tesoura de picote para o tecido não desfiar. Se tiver tempo e paciência, faça um acabamento interno.
12. Eu ainda passei a etiqueta para a nova barra. Não que eu seja fã de marcas, mas achei que precisava transferi-la para justificar minha opção pela linha vermelha aparente.
13. Ficou assim!
É aquele método que conserva intacta a costura da barra actual, então é boa para dimunuir o comprimento de pernas das calças jeans . Mas só serve pra quem tem máquina.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.