quarta-feira, setembro 16, 2009

HISTÓRIA DO CROCHÊ



O crochê está em alta...está na moda...

O crochê é uma técnica antiga. Surgiu no Egito, há milhares de anos, defendem alguns e, outros dizem que
o Crochê Ninguém tem a certeza de onde ou quando o crochê começou. O crochê tem afinidades com as técnicas empregadas na confecção de redes de pesca, o que também acontece com as rendas de bilro. Tem também com o tricô, que apareceu há milhares de anos.O crochê aparece em quase todos os lugares do mundo, de uma ou de outra forma. Cada cultura tem os seus desenhos tradicionais, que passam de geração em geração. Qualquer pessoa pode fazer crochê, independentemente da idade. As crianças aprendem os pontos básicos rapidamente. As jovens fazem lindíssimas decorações para as suas casas. As avós dão continuidade à arte do crochê, e cada uma delas, através das várias gerações contribui para o prazer das gerações futuras. Mulheres e jovens em todo o mundo fazem crochê por prazer e para relaxar. A popularidade do crochê tem permanecido através dos tempos, parecendo que a sua atração reside no facto de ser uma ocupação "transportável", isto é, para fazer basta apenas um novelo de linha e uma agulha.Embora o crochê possa ser feito com quase todos os tipos de linhas ou fios, a escolha do fio deve ser feita de acordo com a finalidade do seu trabalho. Existem marcas que oferecem uma ampla gama de linhas de crochê de excelente qualidade, que conferem aos seus trabalhos um valor inestimável. Ainda, que esteja na moda o "trapilho" - reciclagem de tecidos e que se trabalha com a mesma técnica de crochê.

Você sabe fazer crochê? Há pessoas que se dedicam ao crochê e se dão muito bem..., fazendo desta arte sua profissão.

Aquela arte das nossas mães e avós está sendo muito valorizada pela beleza e pela maneira criativa como alguns estilistas estão usando esse trabalho manual.
Já existe até jóias de crochê!


O trabalho da estilista Alethea Mattos vai além dos pontos básicos do crochê. Ela usa variações do crochê tunisiano, que usa uma agulha de tricô e outra de crochê na ponta.
Alethea só trabalha com roupas de crochê, uma atividade que estuda e desenvolve há 10 anos. Com uma simples agulha nas mãos, ela é capaz de unir várias técnicas diferentes numa padronagem de desenhos.


As peças feitas à mão dificilmente ficam iguais. Também por isso, o crochê conquistou uma clientela que gosta de exclusividade.

Bolsas de crochê também podem ser exemplos de sofisticação. São acessórios para dia e noite,
o acabamento (como o forro ou o fecho), dá um charme extra.
O crochê é feito com vários tipos de fios, como de algodão, de seda, ráfia e rami e até trapilho .


A designer Júnia Machado cria jóias com crochê. Ficam lindas!
Ela também usa outros materiais, como palha de tucum e folha de palmeira tingida.


É... o tradicional costume de "crochetar" está dando o que vestir, usar e enfeitar...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.