sábado, setembro 05, 2009

ADEUS TRISTEZA







DEPRESSÃO como superar …


Com certeza que as pessoas sós, tendem mais a sentirem-se deprimidas. Sou de uma geração, onde muito nos foi cobrado. Deixam de ser os idosos passivos, dependentes, para “pousar” de batalhadores e activos. Pagamos um custo alto por isso. Nós as mulheres, na maioria das vezes, já não desejamos fazer croché. Envelhecemos mais lentamente, mesmo porque temos a consciência de nossos anseios e sonhos (eu falo por mim e pelo que vejo à minha volta). Mas o tempo é inclemente. Nossos filhos não têm tempo!, mas, nós também não queremos depender da companhia deles. A falta de um amor, de alguém para caminhar junto, trás a tristeza e a depressão.
Além de causar danos psicológicos, a depressão pode levar à morte. Estar alerta aos sintomas é imprescindível. “Dores no peito, angústia, desânimo, falta de apetite, falta de aprumo com o corpo, atitude negativa com tudo e com todos, baixa auto-estima, transtorno de contacto - dificuldade de estabelecer relacionamentos apropriados - são os principais sinais de alerta”.

Existem dois tipos de depressão:

“É necessário diferenciar depressão endógena de exógena. A primeira tem uma base genética, familiar; a segunda é reactiva a uma situação específica, que pode ser temporária. Todo o problema à auto imagem: se a estima é baixa, mais favorece a sintomas como os que citei anteriormente”, explica Tereza Cristina Erthal – psicoterapeuta.
Ainda de acordo com a psicoterapeuta, a depressão gerada por factores externos pode ser tratada através do uso de medicamentos. "Sempre com o acompanhamento de um profissional capacitado", pondera. Mas existem existem pequenas mudanças que, se incorporadas ao dia-a-dia, podem deixar o “baixo astral” bem longe.

Eu gostaria de aconselhar as minhas amigas transmitindo-lhes o meu dia-a-dia…O que faço e não o que gostaria de fazer!

Pratique exercícios físicos
Pesquisas indicam que a depressão pode ser reduzida com a prática diária de actividades físicas, pois os movimentos aumentam os níveis de endorfina. "Vale dançar, fazer ginástica.

Eu pratico TAI-CHI, DANÇA e faço muitas caminhadas nas minhas tarefas diárias.

Enfim, entretenho-me, tento assim evitar ser uma a pessoa depressiva

Tenha um hobby
Procure realizar actividades que ocupem o tempo e proporcionem prazer.
Eu escolhi o artesanato e a reciclagem. Tarefas que me ocupam e dão muito prazer e, ainda, mais, quando as minhas obras são reconhecidas.

Seja sociável

Estar em boa companhia é sempre bom. Busque estar em contacto com pessoas queridas, amigos e familiares.

Não desespere, se não tem ninguém por perto, vá ao encontro deles, se não lhe telefonam, diga você o ALÔ.

Peça ajuda
Se pensa que sofre de depressão, procure uma pessoa capacitada para tratar a doença e/ou confirmá-la. E, caso seja necessário, o profissional vai indicar o melhor tratamento para o seu caso. Espero não vir a precisar…amigos não me deixem CAIR!

Previna-se
Através da psicoterapia, podemos impedir que a doença apareça. Os resultados demonstram que é possível melhorar a auto-estima, e, se eu gosto de mim!!

E, unidos podemos ajudar, o(a) nosso(a) amigo(a), o nosso familiar o “doente” a entender os sinais da doença.

Com mais um tema de saúde, espero agradar, ajudar aos meus leitores e amigos.

E, já agora, dêem a vossa opinião, contem um caso que conheçam …comentem, assim, poseremos reunir forças para nos ajudarmos uns aos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.