DEPRESSÃO como superar …
Existem dois tipos de depressão:
“É necessário diferenciar depressão endógena de exógena. A primeira tem uma base genética, familiar; a segunda é reactiva a uma situação específica, que pode ser temporária. Todo o problema à auto imagem: se a estima é baixa, mais favorece a sintomas como os que citei anteriormente”, explica Tereza Cristina Erthal – psicoterapeuta.
Ainda de acordo com a psicoterapeuta, a depressão gerada por factores externos pode ser tratada através do uso de medicamentos. "Sempre com o acompanhamento de um profissional capacitado", pondera. Mas existem existem pequenas mudanças que, se incorporadas ao dia-a-dia, podem deixar o “baixo astral” bem longe.
Pratique exercícios físicos
Pesquisas indicam que a depressão pode ser reduzida com a prática diária de actividades físicas, pois os movimentos aumentam os níveis de endorfina. "Vale dançar, fazer ginástica.
Eu pratico TAI-CHI, DANÇA e faço muitas caminhadas nas minhas tarefas diárias.
Enfim, entretenho-me, tento assim evitar ser uma a pessoa depressiva
Tenha um hobby
Procure realizar actividades que ocupem o tempo e proporcionem prazer. Eu escolhi o artesanato e a reciclagem. Tarefas que me ocupam e dão muito prazer e, ainda, mais, quando as minhas obras são reconhecidas.
Seja sociável
Estar em boa companhia é sempre bom. Busque estar em contacto com pessoas queridas, amigos e familiares.
Não desespere, se não tem ninguém por perto, vá ao encontro deles, se não lhe telefonam, diga você o ALÔ.
Peça ajuda
Se pensa que sofre de depressão, procure uma pessoa capacitada para tratar a doença e/ou confirmá-la. E, caso seja necessário, o profissional vai indicar o melhor tratamento para o seu caso. Espero não vir a precisar…amigos não me deixem CAIR!
Previna-se
Através da psicoterapia, podemos impedir que a doença apareça. Os resultados demonstram que é possível melhorar a auto-estima, e, se eu gosto de mim!!
E, unidos podemos ajudar, o(a) nosso(a) amigo(a), o nosso familiar o “doente” a entender os sinais da doença.
Com mais um tema de saúde, espero agradar, ajudar aos meus leitores e amigos.
E, já agora, dêem a vossa opinião, contem um caso que conheçam …comentem, assim, poseremos reunir forças para nos ajudarmos uns aos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.