terça-feira, dezembro 01, 2009

Filosofia de vida Zen ...minha 1ª explicação




Equilíbrio, uma palavrinha que os chineses conhecem bem. Foram eles que desenvolveram o princípio yin (feminino) e yang (masculino), inspirado na sábia natureza. Ela sabe perfeitamente que uma metade precisa ser completada pela outra.
Basta observá-la. Há sempre contrastes: dia e noite, claro e escuro, frio e calor, movimento e inércia.
Isso serve de aprendizado e se aplica às nossas acções ao longo da vida. Encontramos pessoas extrovertidas ou mais retraídas que vivem na mesma família. Às vezes estamos mais yin ou yang, conforme a nossa personalidade e estilo de vida. Factores emocionais, actividade física e alimentação interferem no nosso equilíbrio.
O símbolo chave dessa filosofia, que veio do taoísmo, é um circulo dividido em duas metades iguais. A parte preta é yin e a outra branca, yang. Cada um dos elementos contém o germe do outro, na forma do ponto claro ou do ponto escuro.
Yin é representado pela escuridão, o frio e a humidade. Yang é o princípio activo na natureza, representado pela luz, pelo calor e pelo ar seco. Os dois se combinam e formam todas as coisas. Para os chineses, o yin-yang significa que o tempo e espaço são um só.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.