domingo, junho 20, 2010

Pontos Básicos de Costura

Alinhavo:

Mantém duas ou mais camadas de tecido juntas durante provas ou modelagem. Use um único fio sem nó para poder puxá-lo com facilidade e trabalhe da direita para esquerda. Insira a agulha pelo lado direito e vá passando-a para dentro e para fora, prendendo a ponta da linha entre o polegar e o indicador, de modo a não puxá-la totalmente. Pontos de alinhavo podem ter 1 cm ou pouco mais.

Ponto Corrido:
É usando para consertos delicados, costuras visíveis e franzidos. É parecido com o alinhavo, mas os pontos são menores e uniformes. Prenda o fio nas duas pontas com um nó e trabalhe da direita para a esquerda. Insira a agulha pelo lado avesso e passe-a duas ou três vezes. Puxa a linha para lado com firmeza, mas evite enrugar o tecido.

Chuleado:
Usado para a borda do tecido não desfiar. Use um fio com nó e trabalhe da direita para esquerda. Insira a agulha pelo avesso e puxe a linha. Repita o processo até chulear toda a borda, com pontos pelo avesso. Tome o cuidado de não puxar com força, para que o tecido não enrugue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a concretizar o nosso objectivo, deixe o seu comentário, coloque suas dúvidas e dê o seu parecer...também, pode mostrar aqui as suas habilidades.